3 de mar. de 2010

Louvor no Novo Testamento

Ode = cântico

 Efésios 5:19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos <5603> espirituais,

Colossenses 3:16 -  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos <5603> espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Apocalipse 5:9 -  e entoavam novo cântico <5603>, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 14:3 - Entoavam novo cântico <5603> diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico <5603>, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

Apocalipse 15:3 - e entoavam o cântico <5603> de Moisés, servo de Deus, e o cântico <5603> do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!


Hinos

Efésios 5:19 - falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos <5215> e cânticos espirituais,

Colossenses 3:16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos <5215>, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Mateus 26:30 - E, tendo cantado um hino <5214>, saíram para o monte das Oliveiras.

Marcos 14:26 - Tendo cantado um hino <5214>, saíram para o monte das Oliveiras.

Atos 16:25 - Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores <5214> a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Hebreus 2:12 - dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores <5214> no meio da congregação.

  
Salmos

Efésios 5:19 - falando entre vós com salmos <5568>, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,

Colossenses 3:16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos <5568>, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

1 Coríntios 14:26 - Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo <5568>, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.


Alguns Cânticos

Lucas 1:46 - Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

Rm 11:
33  Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

1 Timóteo 1:17  Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Ap 5.13 - Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.


Ministério de Música?

Muito embora os textos acima manifestem a existência de louvou e adoração com música entre os santos, não vemos explicitamente um “ministério de Música” no Novo Testamento.
Por exemplo, quando Paulo relaciona os dons de capacitação pessoal em Rm 12.6-8, não cita nada ligado diretamente à música:

“tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria”.

Por outro lado, Tiago, ao justificar a extensão do evangelho até os gentios,

Amós 9.11-12: “ Naquele  dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi,  que está  caído,  e repararei as suas brechas, e tornarei a  levantar  as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos; para que eles possuam o resto de Edom, e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.

Atos 15.12-18: “Então toda a multidão se calou e  escutava  a  Barnabé  e  a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus  havia feito  por meio deles entre os gentios. Depois que se calaram,  Tiago,  tomando  a  palavra,  disse: Irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente  Deus  visitou  os  gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome. E com isto concordam as palavras  dos  profetas;  como  está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo; para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos  os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas  desde a antigüidade. Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus”.

O Tabernáculo de Davi foi dado por revelação ao Rei Davi quando Ele desejou trazer de volta a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus, depois que ela fora capturada pelos filisteus, muitos anos antes. A base de sua operação era o louvor e a adoração. Os Salmos, em sua maioria, nasceram no Tabernáculo de Davi e descrevem a adoração que havia ali;

1 Cr 15.28: “Assim todo o Israel fez subir a arca do pacto do Senhor  com vozes de júbilo, ao som de buzinas, trombetas e címbalos,  juntamente com alaúdes e harpas”;
1 Cr 16.4-8: “Também  designou alguns dos levitas por ministros perante  a arca  do  Senhor, para celebrarem, e para agradecerem e  louvarem  ao Senhor Deus de Israel. a saber: Asafe,  o chefe, e Zacarias, o segundo depois  dele;  Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaías, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;  e  Benaías  e  Jaaziel,  os  sacerdotes,  tocavam  trombetas continuamente perante a arca do pacto de Deus.
Foi nesse mesmo dia que Davi, pela primeira vez, ordenou que pelo ministério de Asafe e de seus irmãos se dessem ações de  graças ao Senhor, nestes termos: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome; fazei conhecidos entre os povos os seus feitos …”;
 1 Cr 25.1: “Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos.”
 1 Cr 25.7: “O número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito”.

 O Tabernáculo de Davi é uma figura da Igreja. Houve apenas um sacrifício cruento relacionado com ele, quando foi inaugurado. Dali em diante houve apenas sacrifícios espirituais. A Igreja também é fundamentada no sacrifício cruento do Cordeiro de Deus, feito uma vez para sempre. Ela está agora destinada a entrar na presença de Deus e prestar sacrifícios espirituais aceitáveis a Êle através de Jesus Cristo. O restabelecimento do Tabernáculo de Davi fala do estabelecimento do verdadeiro louvor e da verdadeira adoração na Igreja.

Jo 4.23-24: “ Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros  adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;  porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”;

Portanto, agora, os instrumentos verdadeiros que dispomos para louvar a Deus, são nossos espíritos redimidos, e lábios que confessam o nome de Jesus:

Hebreus 13.15: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.”

Portanto, se Deus nos dá graça de tocarmos algum instrumento, tenho que tocá-lo “no espírito”, e como fruto da obra de Deus na minha vida.

Ministério Profético através da Música
Davi separou alguns músicos para profetizarem com instrumentos musicais. Portanto, o ministério de louvor implica também num ministério profético. Não podemos ver a música como um fim em si mesma. Ela é uma ferramenta de Deus para fluirmos no Espírito Santo e fazermos Sua obra.

Sl 32.7: “Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.”
 2Re 3.15: “Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.
  
Procurar Tocar Bem

1 Cr 25.8: “Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo”;

Este texto nos fala da habilidade que devemos procurar ter como músicos. Os instrumentistas devem ter liberdade no instrumento para não ficarem presos à partituras. Os dirigentes de cânticos devem também conhecer música, especialmente saber a tonalidade dos cânticos para fluir entre eles com desenvoltura;
Porém, amados, nós que estamos à frente da congregação somos como espelhos de Deus diante dela. Por isso, o que deve tocar bem é a nossa vida, que deve irradiar:
  • amor
  • sujeição
  • reverência
  • temor
  • sede de Deus
  • compromisso
  • unção
  • humildade
  • alegria
  • júbilo
  • habilidade
  • boa aparência

Nenhum comentário:

Postar um comentário