4 de mar. de 2010

O Curso deste Mundo

1. Ef. 2.1-3

·              Curso deste mundo: este mundo anda segundo um caminho bem planejado e definido. É certamente um caminho largo (Mt 7.13-14), fácil e prazeroso.
Exemplos: moda, tecnologia, ciência, artes, televisão, cinema, ...

·              Segundo o Príncipe das Potestades do Ar: Satanás é o grande orquestrador do curso tomado pelo mundo. Porém, ele atua oculto, invisível, como o ar, e são grandes os poderes a agir no mundo.

·              Segundo o espírito que opera nos filhos da desobediência: a forma que Satanás utiliza para implementar seus planos é através dos seus súditos, ou seja,  os “filhos da desobediência”.
Exemplos: quem dita a moda são homossexuais, pedófilos, e os corações mais deturpados; a maioria dos cientistas é de ateus declarados. Praticamente todos os cantores populares ou são esotéricos ou têm desvios seríssimos de conduta moral. A mesma coisa pode-se falar dos diretores de TV e de filmes de cinema. Eles exercem influência sobre milhares e milhares de pessoas. A mente de Satanás é então impregnada sobre uma grande massa humana no mundo todo. É o Curso do Mundo em operação. O Mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19).

·              Segundo a inclinação da nossa carne: o caminho preparado por Satanás apela para agradar a natureza decaída da nossa carne. É por isso que Jesus nos manda vigiar e orar (Mt 26.41). O Caminho Estreito é aquele que crucifica a carne com suas paixões e desejos (Rm 13.14; Gl 5.24). O Curso deste Mundo é portanto totalmente incompatível com o caminho cristão.

·              Fazendo a vontade da carne e dos pensamentos: Esse é objetivo principal de Satanás, que a pessoa pense que ela é a dona de si. A referência é agora o que ela pensa e gosta, o que lhe parece “legal”. Satanás chegou então onde queria. A palavra bíblica que descreve esse estado é a palavra “psíquico”, traduzida por natural, animal e sensual, referindo-se àquilo que é controlado pelo lado natural, animal e sensual (dos sentidos físicos): 1Co 2.14-15; Tg 3.14-15; Jd 1.17-21.


2. Rm 1.21-31   A conseqüência imediata ao seguir o curso deste mundo é a desonra do corpo físico. A começar pela moda. O objetivo principal dos estilistas, além de ridicularizar o ser humano, especialmente as mulheres (ódio de Satanás por elas – “inimizade entre ti e a mulher”), é promover a sensualidade, ou seja estímulo da natureza animal do ser humano. Será que podemos estar andando por esse caminho? Estamos vendo hoje em dia uma sensualidade exacerbada, notadamente na moda masculina (rabo de cabalo, brincos, piercings, cortes de cabelo, gel, ...). Se estamos usando essas coisas, que visam a sensualidade, porque o mundo está usando, então estamos errados temos que nos arrepender.


3. 1Co 6.12-13;18-20   Não é questão de proibição. Nós podemos tudo. O que tem ficar com a barriga de fora? Não foi Deus quem a Criou? Assim pensa o mundo, e chegam até a praticar nudismo. Porém, para os filhos de Deus, há coisas que não convêm, por não glorificarem a Deus. Nossos corpos são santuário do Espírito Santo, e por causa do testemunho do Senhor, por causar tropeço a outras pessoas, não devemos fazer muitas coisas. Vamos então estar fora do rumo tomado pelo mundo.


4. 1Tm 2.9-10  As mulheres devem saber que os homens são tentados na área sexual através dos olhos. Por isso elas têm que se guardar, para não fazer outros pecarem.


5. Lv 19.1-3; 27-28 – Muito interessante! Entre as instruções fundamentais de Deus para o povo de Israel estava a de não cortar o cabelo em redondo, nem cortar as extremidades da barba, nem fazer marcas (tatuagens ?) no corpo. Por que será? Provavelmente porque os povos pagãos deviam ter esses costumes, e ligados à adoração de outros deuses. Hoje em dia não é muito diferente. Toda manipulação na aparência física é ditada pelos “filhos da desobediência”, como o corte dos cabelos (os mais estapafúrdios), as tatuagens, etc. Devemos estar fora disso, porque faz parte do Curso deste Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário